… NÃO DEVE HAVER MAIS RESERVAS

2016-03-23

Temos visto repetidamente confirmada esta verdade: "Uma vez alcoólico, sempre alcoólico” … Se quisermos deixar de beber, não pode haver reservas de qualquer espécie, nem nenhuma ideia remota de que algum dia seremos imunes ao álcool…. Para se ficar seriamente afectado, não é preciso beber durante muito tempo nem beber tanto como alguns de nós. Isto aplica-se particularmente às mulheres. Mulheres alcoólicas em potência tornam-se frequentemente verdadeiras alcoólicas de um modo irreversível em poucos anos.  

ALCOÓLICOS ANÓNIMOS, pág. 25

Estas palavras estão sublinhadas no meu livro. Aplicam-se a mulheres e a homens alcoólicos. Em muitas ocasiões folheei esta página e reflecti sobre esta passagem. Não preciso de me iludir ao lembrar-me do meu consumo de álcool por vezes diferente ou de pensar sequer que estou “curada”. Prefiro pensar que, se a sobriedade é um dom de Deus para mim, então a minha vida sóbria é uma dádiva para Deus. Espero que Deus esteja tão feliz com o Seu presente como eu estou com o meu.

© Copyright, 1990, Reflexões Diárias, traduzido e reproduzido com autorização de Alcoholics Anonymous World Services, Inc.

Receba no seu email a nossa Reflexão Diária