Resumo Informativo sobre AA

Resumo Informativo sobre AA


DEFINIÇĂO DO QUE SĂO OS "ALCOÓLICOS ANÓNIMOS"

A IMPORTÂNCIA DO ANONIMATO

RELAÇŐES PÚBLICAS

A POSIÇĂO DE ALCOÓLICOS ANÓNIMOS NO CAMPO DO ALCOOLISMO


DEFINIÇĂO DO QUE SĂO OS "ALCOÓLICOS ANÓNIMOS"

A seguir transcreve-se a definiçăo de Alcoólicos Anónimos, que figura na literatura básica da Comunidade e que é sempre lida na abertura das reuniőes dos Grupos de AA:


Alcoólicos Anónimos é uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a recuperarem-se do alcoolismo. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de AA năo é necessário pagar taxas de admissăo nem quotas. Somos auto-suficientes pelas nossas próprias contribuiçőes. O AA năo está ligado a nenhuma seita, religiăo, instituiçăo política ou organizaçăo; năo se envolve em qualquer controvérsia; năo subscreve nem combate quaisquer causas. O nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade.

Copyright © "The AA Grapevine, Inc.", reproduzido com autorizaçăo


Os Alcoólicos Anónimos podem também ser definidos como uma comunidade informal, actualmente com mais de 2.000.000 de alcoólicos em recuperação um pouco por todo o mundo (em mais de 150 países). Estes homens e mulheres reúnem-se em Grupos locais que variam em dimensăo, desde pequenos Grupos em certas localidades a Grupos maiores que integram dezenas de membros.

Actualmente, as mulheres correspondem a cerca de 35 por cento dos membros. Cerca de 5 por cento săo jovens com menos de 21 anos.


A IMPORTÂNCIA DO ANONIMATO

Por tradiçăo, os membros de AA preservam sempre cuidadosamente o seu anonimato a nível "público": imprensa, rádio, televisăo e cinema. Nos primórdios de AA, em que o estigma relacionado com o termo "alcoólico" era muito mais pesado do que actualmente, esta relutância em se ser identificado - e publicitado - era fácil de compreender.

À medida que a comunidade foi crescendo, os valores positivos do anonimato em breve tornaram-se evidentes. Sabemos, por experiência, que muitos bebedores-problema poderiam hesitar em procurar ajuda em AA se pensassem que o seu problema pudesse ser discutido publicamente, mesmo inadvertidamente, por outros. Os recém-chegados deverão ter a possibilidade de procurar ajuda com absoluta confiança de que a sua identidade năo será revelada a ninguém fora da comunidade de Alcoólicos Anónimos.

Além disso, consideramos que o conceito de anonimato pessoal tem para nós um significado espiritual − desencoraja os ímpetos de reconhecimento pessoal, poder, prestígio ou proveito, que causaram grandes problemas em vários Grupos. Grande parte da eficácia do nosso trabalho com alcoólicos poderia ser prejudicada, se procurássemos ou aceitássemos reconhecimento público.

Embora cada membro de AA seja livre de fazer a sua interpretaçăo pessoal da Tradiçăo do Anonimato, o facto é que nenhum indivíduo jamais é reconhecido como representante da comunidade a nível local, nacional ou internacional. Cada membro fala só por si.

Alcoólicos Anónimos agradece a todos os meios de comunicaçăo social pela ajuda que têm prestado no fortalecimento da Tradiçăo do anonimato ao longo dos anos. De vez em quando, o Conselho de Serviços Gerais contacta os principais meios de comunicaçăo social, esclarecendo o significado desta Tradiçăo e solicitando a cooperaçăo dos Media no seu cumprimento.   Um membro de AA pode, por diversas razões, "quebrar o anonimato" deliberadamente a nível público. Uma vez, porém, que se trata de uma questăo de escolha pessoal, esta quebra de tradiçăo é à margem de AA como um todo.


Declaraçăo do Anonimato*:

A política das nossas relaçőes públicas baseia-se na atracçăo e năo na promoçăo. Precisamos de manter sempre o nosso anonimato pessoal a nível da imprensa, rádio, televisão e cinema. Assim, e com todo o respeito, solicitamos que năo se identifique nenhum orador AA, nem nenhum membro de AA, pelo nome completo nem por fotografia em nenhuma reportagem publicada ou transmitida desta reuniăo. A salvaguarda do anonimato é essencial nos nossos esforços para ajudar outros bebedores-problema que têm o desejo de partilhar connosco o nosso programa de recuperaçăo. A nossa tradiçăo do anonimato lembra-nos que os princípios de AA estăo sempre à frente das personalidades.

*É lida nas reuniões que AA realiza para dar a conhecer a sua solução ao público em geral e a certas classes profissionais em particular, nomeadamente das áreas da Saúde e Comunicação Social.

RELAÇŐES PÚBLICAS

Alcoólicos Anónimos adoptou a seguinte declaraçăo sobre a "Política de Informaçăo Pública de AA":

Em todas as relaçőes com o exterior, o único objectivo de AA é ajudar o alcoólico que ainda sofre. Tendo sempre presente a importância do anonimato pessoal, consideramos que este objectivo é exequível, levando ao seu conhecimento, assim como a todos aqueles que o rodeiam, a nossa própria experiência individual e colectiva de aprendermos a viver sem álcool.

Consideramos que a nossa experiência deve ser posta gratuitamente ao serviço de todos aqueles que manifestam um interesse sincero. Acreditamos, também, que todos os nossos esforços neste campo deverăo sempre reflectir a nossa gratidăo pela sobriedade alcançada e a nossa tomada de consciência de que muitos fora de AA se debatem, igualmente, com o grave problema do alcoolismo.

Esta declaraçăo reflecte uma tradiçăo de AA há muito existente, de năo se procurar publicidade para fins promocionais, manifestando sempre, no entanto, a disposiçăo de cooperar com os meios de comunicaçăo social que buscam informaçăo sobre o programa de recuperaçăo e/ou sobre a estrutura de Alcoólicos Anónimos. Assuntos de informaçăo e relaçőes públicas respeitantes a Alcoólicos Anónimos săo da competência da Comissăo de Informaçăo Pública do Conselho de Serviços Gerais de Alcoólicos Anónimos.

Jornalistas săo bem-vindos em reuniőes abertas de AA, em convençőes nacionais, regionais ou em reuniőes semelhantes de alcoólicos em recuperação. A única restriçăo diz respeito à condiçăo de năo se revelar o nome de qualquer membro de AA (Por razőes óbvias, năo se podem tirar fotografias em reuniőes).


A POSIÇĂO DE ALCOÓLICOS ANÓNIMOS NO CAMPO DO ALCOOLISMO

Alcoólicos Anónimos trata apenas da recuperaçăo individual e sobriedade continuada dos alcoólicos que procuram ajuda em AA. Alcoólicos Anónimos năo se posiciona em relaçăo à investigaçăo sobre o alcoolismo, à terapia do alcoolismo nem à divulgaçăo do que quer que seja sobre o alcoolismo. Naturalmente, os seus membros, a nível individual, podem estar envolvidos nessas áreas.

AA adoptou uma política de "cooperaçăo sem filiaçăo" com outras entidades que se ocupam do alcoolismo.

Tradicionalmente, os Alcoólicos Anónimos năo procuram nem aceitam apoio financeiro de fontes externas, e os membros preservam o anonimato pessoal nos meios de comunicaçăo social e a qualquer outro nível público.

A experiência de AA tem-se mantido sempre gratuitamente disponível para todos que a procuram - empresas, igrejas, associaçőes cívicas, serviços de saúde e solidariedade social, escolas, sindicatos, Forças Armadas, serviços prisionais, etc.

As relaçőes com estes e outros grupos săo da competência da Comissăo Nacional de Informaçăo Pública, que é uma comissăo permanente do Conselho de Serviços Gerais.

O posicionamento A.A, aberto e equidistante de todas as formas de prevençăo e resoluçăo do alcoolismo decorre do seu propósito primordial: ajudar o alcoólico que ainda sofre.


Título em inglęs "AA Fact File" (Abridged). Copyright  1995, Alcoholics Anonymous World Services, Inc. Todos os direitos reservados.