SERÁ QUE AA É

PARA SI?

Só você pode decidir se vale a pena experimentar AA - se acha que AA o pode ajudar. Nós, que estamos em AA, viemos porque finalmente desistimos de tentar controlar a bebida. Detestávamos ainda admitir que nunca poderíamos beber com segurança. Então soubemos, por membros de AA, que estávamos doentes (foi o que pensámos durante anos!). Descobrimos que muitas outras pessoas tinham os mesmos sentimentos de culpa, solidão e desespero que nós tínhamos. Descobrimos que tínhamos esses sentimentos porque estávamos doentes de alcoolismo. 

Decidimos tentar ver de frente o que o alcoolismo nos tinha feito. Eis algumas perguntas a que procurámos responder honestamente. Se respondemos SIM a quatro ou mais perguntas, é porque temos um grave problema com a bebida. Experimente responder. Lembre-se de que não é nenhuma vergonha encarar o facto de que tem um problema. 

  1. Alguma vez tentou parar de beber por uma semana ou mais, mas só conseguiu por alguns dias? 

    A maior parte de nós em AA fez todo o género de promessas a nós próprios e às nossas famílias. Não as conseguimos cumprir. Então chegámos a AA e disseram-nos: “Tente não beber só por hoje”. (Se não beber hoje, hoje não se poderá embebedar).
  2. Acha que as pessoas se deviam meter na sua própria vida no que diz respeito à sua maneira de beber – deviam deixar de dizer o que você tem de fazer? 

    Em AA não dizemos a ninguém para fazer o que quer que seja. Só falamos sobre a nossa própria maneira de beber, o problema que arranjámos com isso e como conseguimos parar. Prontificamo-nos a ajudá-lo, se você quiser.
  3. Alguma vez tentou mudar de um tipo de bebida para outro na esperança de que isso o impedisse de se embebedar? 

    Tentámos todas as maneiras. Preparámos bebidas fracas. Ou só bebemos cerveja. Ou não bebíamos coktails. Ou só bebíamos ao fim de semana. Fosse o que fosse, tentámos tudo. Mas, se bebêssemos o que quer que fosse com álcool, geralmente acabávamos bêbedos.
  4. Alguma vez bebeu de manhã durante o último ano? 

    Alguma vez bebeu de manhã para começar o seu dia ou para parar de tremer? Isto é um sinal bem evidente e que não bebe “socialmente”.
  5. Sente inveja das pessoas que conseguem beber sem arranjarem problemas? 

    Por vezes, a maior parte de nós pensou por que é que não éramos como a maioria das pessoas que pode simplesmente “pegar e largar”?
  6. Tem tido problemas relacionados com a bebida durante o último ano? 

    Seja sincero! Os médicos dizem que, se tem um problema com a bebida e continua a beber, só pode piorar. Nunca melhorar. Por fim, ou morre ou acaba numa instituição para o resto da sua vida. A única esperança é parar de beber.
  7. A sua maneira de beber causou problemas em casa? 

    Antes de virmos para AA, a maior parte de nós dizia que eram as pessoas ou os problemas em casa que nos faziam beber. Não conseguíamos ver que a nossa maneira de beber apenas tornava tudo pior. Nunca resolveu problemas onde quer que fosse.
  8. Alguma vez tentou arranjar “mais” bebidas em festas porque não lhe davam o suficiente? 

    A maior parte de nós costumava tomar “umas tantas” antes de sairmos, se achávamos que ia ser “esse género” de festa. E se essas bebidas não fossem servidas tão depressa como queríamos, procurávamos arranjá-las noutro lado.
  9. Alguma vez se convenceu de que conseguia parar de beber quando quisesse, apesar de continuar a embebedar-se sem querer? 

    Muitos de nós iludimo-nos ao pensar que bebíamos porque queríamos. Depois de chegarmos a AA, descobrimos que, uma vez que começávamos a beber, não conseguíamos parar.
  10. Alguma vez faltou ao trabalho por causa da bebida? 

    Muitos de nós admitimos agora que, quando pedíamos frequentemente “baixa por doença”, a verdade é que estávamos com uma ressaca ou com uma bebedeira.
  11. Tem“apagamentos”?

    Um “apagamento” corresponde a horas ou dias em que bebíamos, dos quais não nos lembramos. Quando chegámos a AA, verificámos que isto era um sinal evidente de uma maneira de beber alcoólica.
  12. Alguma vez sentiu que a sua vida seria melhor se não bebesse?

    Muitos de nós começámos a beber porque a bebida tornava a nossa vida aparentemente melhor, pelo menos por uns tempos. Na altura em que chegámos a AA, sentíamo-nos encurralados. Bebíamos para viver e vivíamos para beber. Estávamos doentes e fartos de estar fartos e doentes.

Qual é a sua pontuação?

Respondeu sim quatro vezes ou mais? Se assim foi, provavelmente, tem um problema com álcool. Porque é que nós dizemos isso? Porque milhares de pessoas em AA o disseram durante muitos anos. Descobriram a verdade sobre si mesmas da maneira mais dura. Prontificamo-nos a mostrar-lhe como nós próprios parámos de beber.

Mas de novo, só você pode decidir se acha que AA é para si. Tente manter o espírito aberto nesta questão. Se a resposta for SIM, prontificamo-nos a mostrar-lhe como nós próprios parámos de beber. Entre em contacto connosco.

AA não promete resolver os problemas da sua vida.

Mas podemos mostrar-lhe como estamos a aprender a viver sem álcool “um dia de cada vez”.

Mantemo-nos afastados daquela “primeira bebida”.

Se não houver primeira, não haverá décima.

Quando nos livrámos dos “copos”, verificámos que era muito mais fácil manter o domínio sobre a nossa vida.

217 162 969 ou email: info@aaportugal.org

É mantida a confidencialidade de todos os contactos.

© Copyright, 2009, Será que AA é para si?, traduzido e reproduzido com autorização de Alcoholics Anonymous World Services, Inc.