6 de Novembro de 2020

As reuniões de ALCOÓLICOS ANÓNIMOS em tempo de pandemia - Ferramenta de Recuperação do alcoolismo

"A importância do programa de Alcoólicos Anónimos em tempos de pandemia – uma ferramenta de recuperação no Alcoolismo" foi tema de uma Mesa Redonda realizada por Alcoólicos Anónimos (AA) e que reuniu uma dezena de psicólogos clínicos, psiquiatras, assistentes sociais e enfermeiros de instituições ligadas ao tratamento, prevenção e acompanhamento de doentes alcoólicos.

O papel das reuniões de AA na recuperação do doente alcoólico e para a manutenção da abstinência e da sua sobriedade foi reconhecida como relevante pelos técnicos de saúde reunidos em Mesa Redonda no passado dia 30 de outubro. Antes da pandemia, as reuniões eram, na sua generalidade, presenciais. Com o distanciamento social ditado pela pandemia, as reuniões em suporte digital surgiram por todo o país.  

Para estes técnicos de saúde, “o tratamento é beneficiado exponencialmente pela identificação do alcoólico com os membros de AA, que lhes passam uma mensagem de esperança, de que é possível viver feliz sem álcool, através de uma linguagem real, uma vez que está assente nas suas próprias experiências de vida. Voltam a ver-se como pessoas válidas e recuperáveis, o que já julgavam não ser possível. Os alcoólicos chegam destruídos física e mentalmente, sofrem de uma doença de sentimentos, e um movimento tão avassalador como AA pode ajudar. Estão desacreditados e olham para quem os quer ajudar como “os outros”, que não sabem do seu sofrimento. Mas quando ouvem os membros de AA, identificam-se e quebram as barreiras”.

Outros aspetos fundamentais ao tratamento são também alcançados com maior sucesso através das partilhas de membros de AA, como uma maior interiorização e aceitação do alcoolismo como uma doença e de que é fundamental a continuidade da recuperação, bem como uma diminuição da sua culpa e aumento da responsabilidade.

Sob a égide do tema, trocaram-se experiências sobre as formas conseguidas para a manutenção destas reuniões dentro dos constrangimentos da pandemia. Aqui, salientaram a capacidade que os alcoólicos anónimos tiveram de imediatamente se reinventarem, aparecendo, de um dia para o outro, dezenas de reuniões online por todo o país, bem como o facto de os seus membros se manterem entusiasticamente disponíveis para comparecerem em reuniões presenciais, em espaços próprios ou nos locais de tratamento de internados, que se foram retomando de forma readaptada às exigências de segurança da pandemia. Discutiu-se se as reuniões online são suficientes para manter a taxa de sucesso no tratamento dos alcoólicos, em substituição das presenciais, dentro do contexto dos constrangimentos da pandemia. Apesar de faltar o elemento presencial, considerado como essencial, entendem que é melhor uma reunião online do que nenhuma reunião.

Em período de confinamento social, a opção pelas reuniões online como forma de levar a mensagem de AA ao doente alcoólico e a manter a recuperação dos membros da comunidade tem-se mostrado uma alternativa às reuniões presenciais. 

A divulgação dos locais e horários das reuniões presenciais, bem como o acesso às reuniões em plataformas digitais, estão disponíveis em 

Reuniões

AA está disponível para mais informações através de 

918 620 308 ou info@aaportugal.org

Para pedidos de ajuda, ligue 217 162 969 ou 

envie um e-mail para ajuda@aaportugal.org