26 de Fevereiro de 2021

XXIV Fórum Nacional de Serviço de AA

Trabalhar hoje o futuro de Alcoólicos Anónimos

Alcoólicos Anónimos reúne nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro, o seu XXIV Fórum Nacional de Serviço, com o lema “Trabalhar hoje o futuro de AA”. Em tempo de pandemia e em que a palavra de ordem continua a ser #FiqueEmCasa, todo o Fórum se realizará em formato telemático.

Trabalhar hoje o futuro

O logotipo adotado para o XXIV Fórum Nacional de Serviço, “Trabalhar hoje o futuro de AA”, expressa a forma como os membros da Comunidade de Alcoólicos Anónimos trabalham todos os dias na estrutura. A forma em favo de mel significa rede, ligação e o processo de reconstrução e criação de uma nova vida dentro de AA. A abelha representa cada membro de AA que, sendo ativo e prestando serviço, está a ajudar-se a si mesmo, aos seus companheiros e constrói a estrutura para o alcoólico que ainda sofre.

O formato será em tudo idêntico ao dos Fóruns anteriores, com espaço para apresentações e mesas de trabalho. Contudo, dado o seu caráter virtual e apesar de decorrer em dois dias, terá uma duração útil inferior. Os trabalhos iniciam-se no sábado, com a sessão de abertura, seguida da apresentação pelo Delegado Internacional, Ivo C., das conclusões da 29ª Reunião Mundial de Serviço de Alcoólicos Anónimos, em que foi um dos dois delegados portugueses participantes. 

Ainda no sábado terá lugar uma Mesa de Trabalho, cujo tema é “O meu contributo de hoje, assegura o futuro de AA!”. A segunda Mesa de trabalho tem lugar no domingo, 28, e o tema em discussão será “Intergrupos Online, os desafios de uma nova vertente”. Os participantes nestas Mesas de Trabalho estarão distribuídos por salas de debate virtual. Entre as sessões plenárias, destaque para a apresentação do Intergrupo Online de Portugal e do Intergrupo de Grupos de Língua Inglesa de Portugal.

O Fórum assume-se como uma oportunidade anual que os membros de AA de todo o Continente e Ilhas têm de se reunir, conviver e trocar experiências sobre a sua recuperação e sobre o funcionamento dos Grupos, com o objectivo de serem mais eficazes no propósito de levar a sua mensagem ao alcoólico que ainda sofre.

Presentemente, dado estado de emergência em que o País se encontra, e seguindo as instruções das autoridades públicas para o isolamento social, as reuniões presenciais dos Grupos de Alcoólicos Anónimos no Continente estão suspensas. Em alternativa, multiplicaram-se as reuniões em suporte digital, acessíveis aos membros da Comunidade e bem assim ao doente alcoólico que cumpra com o requisito de querer deixar de beber. Os detalhes e instruções para acesso estão disponíveis em https://www.aaportugal.org/reunions/150. O anonimato de cada participante continua a ser assegurado.

Em Portugal existem várias centenas de homens e mulheres em recuperação do alcoolismo. Muitos deles estarão presentes neste evento. Levarão as suas experiências ganhas neste Fórum aos 87 grupos de AA espalhados por todo o País. A adoção do formato virtual tem permitido, por outro lado, a interação com membros da Comunidade de AA que se expressam em português, espalhados pelos quatro cantos do Mundo.

Os membros de AA ajudam os bebedores-problema que os procuram a ultrapassar as dificuldades em parar de beber, um dia de cada vez. Alcoólicos Anónimos é não profissional, financeiramente auto-suficiente, multirracial, apolítico e não religioso. Em AA mantém-se a confidencialidade e o anonimato de todos os membros e de quem participa nas reuniões. AA coopera com empresas, instituições, hospitais, clínicas, prisões e profissionais que procuram ajudar alcoólicos.

Para mais informações sobre o Fórum e sobre Alcoólicos Anónimos estamos disponíveis através de:

918 620 308      informacaopublica@aaportugal.org    www.aaportugal.org

Continuam ainda operacionais todos os restantes meios de contacto para pedidos de ajuda:

  ajuda@aaportugal.org ;   tel: 217 162 969