IX Convenção Nacional de Alcoólicos Anónimos

“Alcoólicos Anónimos, Uma Nova Forma de Vida” para celebrar a Sobriedade

Santo António dos Cavaleiros, 2 de dezembro de 2022 – “Alcoólicos Anónimos, uma nova forma de vida” é o tema da IX Convenção Nacional de Alcoólicos Anónimos, que reúne em Fátima nos próximos dias 3 e 4 de dezembro. São esperados mais de 300 participantes, entre membros da Comunidade, familiares e amigos.

O evento, que se realiza de dois em dois anos, celebra a sobriedade e a camaradagem, permitindo a partilha de experiências, reforçando o espírito que anima os alcoólicos em recuperação para passar a mensagem de esperança de recuperação do alcoolismo. Dadas as restrições ao contacto social impostas pela pandemia SARS-Cov2, a expectativa do reencontro com companheiros e amigos após quatro anos de distanciamento induziu uma forte adesão dos membros da Comunidade AA.

Sob o lema “Alcoólicos Anónimos, Uma Nova Forma de Vida”, os trabalhos da Convenção acolherão partilhas sobre “Os Passos da Mudança”, “Manutenção e Crescimento”, tendo a particularidade de todas as reuniões do programa, tanto de Alcoólicos Anónimos como Grupos Familiares Al-Anon, serem abertas* a todos que queiram assistir.

O evento tem lugar em Fátima, no Hotel Steyler, e a sessão de abertura será no sábado pelas 10h15. A sessão de encerramento terá lugar no domingo de manhã e no final terá lugar a contagem decrescente dos tempos de sobriedade dos membros de AA presentes.

Alcoólicos Anónimos convida a comunicação social a estar presente, juntando-se na divulgação deste programa de recuperação da doença do alcoolismo que assenta nos 12 Passos. 

Solicita-se a manutenção do anonimato dos membros de AA. O anonimato é um princípio básico da nossa Comunidade. Os que têm relutância em procurar AA podem ultrapassar os seus receios se tiverem a certeza que o seu anonimato está garantido. O Programa de Alcoólicos Anónimos é um programa de princípios e não de personalidades e em que nenhum membro de AA se pode colocar numa posição de líder da Comunidade. 

Assim, solicita-se que não sejam utilizadas imagens através das quais se possa identificar os presentes e que, na eventualidade de alguma entrevista, seja utilizado apenas o primeiro nome dos membros de AA envolvidos. 

Caso pretendam reunir testemunhos poderão solicitar informação na receção do hotel, onde membros de AA estarão disponíveis para eventuais entrevistas.

*Reuniões abertas – reuniões onde participam membros da Comunidade AA, seus familiares, amigos, pessoas não alcoólicas, Técnicos e Profissionais de Saúde e da Comunicação Social. Nas reuniões fechadas participam apenas membros da comunidade de Alcoólicos Anónimos.