Perguntas frequentes

Sobre o Programa AA de recuperação do alcoolismo

Provavelmente vários milhões de pessoas já ouviram falar ou leram acerca de Alcoólicos Anónimos desde o seu início em 1935. Algumas estão relativamente familiarizadas com o programa de recuperação do alcoolismo que já ajudou mais de 2.000.000 de bebedores-problema. Outras têm apenas a vaga impressão de que AA é uma organização qualquer que, de algum modo, ajuda os bêbedos a parar de beber.

Este folheto destina-se aqueles que estão interessados em AA para si mesmos, para um amigo ou familiar ou ainda para aqueles que simplesmente desejam estar mais bem informados acerca desta Comunidade invulgar. Estas páginas incluem respostas a muitas perguntas específicas que foram feitas sobre AA no passado. Resumem a história de uma comunidade livremente constituída por homens e mulheres que têm um grande propósito comum: o desejo de permanecerem sóbrios e de ajudar outros alcoólicos que procuram ajuda para o seu problema de bebida.
Os milhares de homens e mulheres que entraram para AA nos últimos anos não são uns "santinhos". O seu entusiasmo e desejo de ajudar outros alcoólicos poderia denominar-se egoísmo saudável. Os membros de AA reconhecem que a sua própria sobriedade depende em grande parte do contacto continuado com alcoólicos.

Depois de se ler este folheto, pode haver ainda questőes que pareçam não ter sido completamente esclarecidas neste breve resumo. Em muitas áreas metropolitanas, os Grupos de AA têm um escritório central ou de intergrupo que consta da lista telefónica sob o nome "Alcoólicos Anónimos". Aí poderão indicar-lhe a reunião de AA mais próxima, onde os membros terão muito gosto em fornecer-lhe informaçőes adicionais. Em comunidades mais pequenas pode figurar na lista telefónica um único Grupo.
Se não houver um Grupo perto de si, pode contactar-nos. Pode ter a certeza que o seu anonimato será protegido.