XXVI Conferência Nacional de Alcoólicos Anónimos

Eleita nova direção e estrutura nacional em reapreciação

Santo António dos Cavaleiros, 6 de julho de 2022 – A eleição da nova direção, a integração dos grupos online na Estrutura Nacional e a reapreciação dos critérios que definem a Estrutura Nacional de AA foram os temas mais relevantes da XXVI Conferência Nacional de Alcoólicos Anónimos reunida no final de junho em Fátima.

O Presidente de AA, Dr. Mário Marques, foi reconduzido no cargo e para Vice-Presidente foi eleita a jornalista Paula Borges. É a primeira vez que uma personalidade não ligada aos profissionais de saúde ocupa um cargo na Direção de Alcoólicos Anónimos. Recorde-se que a Presidência e a Vice-presidência de AA são entregues a personalidades não alcoólicas, que mantém uma grande proximidade com a Comunidade AA, apoiando-a com os seus conhecimentos técnicos e profissionais. A representação institucional de Alcoólicos Anónimos é, assim, entregue a personalidades cujo perfil ético e profissional contribuem para a projeção da Comunidade junto da opinião pública em geral e das entidades direta e indiretamente focadas na doença alcoólica.

Foi também eleito o novo Secretário-Geral de Alcoólicos Anónimos, tendo o anterior, nos termos dos Estatutos de AA, concluído o mandato naquele serviço.

O Secretário-Geral é um membro da Comunidade e é eleito para um mandato de dois anos, não sendo reelegível.

A integração dos Grupos online de alcoólicos anónimos na estrutura de Alcoólicos Anónimos foi outros dos temas em debate. Os Grupos online de AA, uma realidade prévia à situação pandémica por que passou o país (e o mundo), assumiram um maior peso com as restrições ao contacto social decorrentes da pandemia Sars-Cov2. Paralelamente, assumiram igualmente um papel preponderante junto do alcoólico que ainda sofre residente em áreas onde não existem grupos com reuniões presenciais, além de permitirem o acesso a membros da Comunidade residentes, temporária ou permanentemente, em outros países.

Na sequência das sugestões de um Grupo de Trabalho criado expressamente para o efeito, os grupos online de AA deverão integrar um Intergrupo que reúne todos os grupos de alcoólicos com reuniões exclusivamente em suporte digital. Assim, foi sentimento da XXVI Conferência Nacional que estes Grupos, através do Intergrupo Online, passem a integrar a Estrutura Nacional de Alcoólicos Anónimos de Portugal através de Área própria e representatividade na citada Estrutura em paridade com as demais Áreas já existentes (estas integram grupos com reuniões exclusivamente presenciais ou mistas).

Por fim, a própria Estrutura de AA em Portugal foi objeto de reflexão. Presentemente, a divisão de AA em Portugal, por Áreas e Regiões, é feita com base exclusivamente no critério geográfico. Ora, com o evoluir da Comunidade no território nacional, este critério acaba por se revelar menos favorável à efetiva e equitativa representatividade dos Grupos existentes em Portugal e Regiões Autónomas. Assim, decidida a criação de um Grupo de Trabalho para refletir e, eventualmente, sugerir uma nova Estrutura Nacional, onde todos os Grupos se encontrem representados de forma equitativa e proporcional.

Em Portugal, Alcoólicos Anónimos tem uma estrutura consolidada, mantendo ativos 78 Grupos e realizando mais de 170 reuniões semanalmente, distribuídas pelo continente e Regiões Autónomas, levando ao alcoólico que ainda sofre uma mensagem de esperança. Além das reuniões destinadas exclusivamente a alcoólicos, são organizadas reuniões regulares abertas* a não-alcoólicos, familiares, técnicos de saúde e outros profissionais e entidades. Os horários das reuniões estão disponíveis em https://www.aaportugal.org.

Foi a 10 de junho de 1935 em Akron, EUA, que se realizou a primeira reunião em que alcoólicos procuraram ajudar-se mutuamente. Desde então a mensagem de esperança da recuperação do alcoolismo expandiu-se, chegando presentemente a mais de 180 países e ajudando mais de dois milhões de mulheres e homens alcoólicos, em mais de 109.000 grupos que se reúnem regularmente.

*Reuniões abertas – reuniões onde participam membros da comunidade AA, seus familiares, amigos, pessoas não alcoólicas, técnicos e profissionais de saúde. Nas reuniões fechadas participam apenas membros da comunidade de Alcoólicos Anónimos.

AA está disponível para mais informações através do 918 620 308 ou info@aaportugal.org.

Para pedidos de ajuda, ligue o 217 162 969 ou envie e-mail para ajuda@aaportugal.org.