31 de Março de 2020

A RECUPERAÇÃO DO ALCOOLISMO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Nestes tempos em que as palavras de ordem são #FiqueEmCasa, a comunidade de Alcoólicos Anónimos em Portugal vem adoptando novas soluções para assegurar a recuperação dos seus membros.

Na sequência das instruções das autoridades públicas para o isolamento social, e principalmente após haver sido decretado o estado de emergência, a grande maioria dos grupos de Alcoólicos Anónimos em Portugal suspenderam as suas habituais reuniões físicas.

Os membros de Alcoólicos Anónimos têm perfeita noção de que, nestes tempos difíceis, muitos doentes alcoólicos haverá a necessitar de ajuda, da palavra amiga de alguém que, tendo passado por idêntico sofrimento, partilhe o seu percurso até à recuperação.

Assim, e como alternativa às tradicionais reuniões físicas, tem-se sucedido a abertura de reuniões não presenciais (via Skype ou Zoom), acessíveis aos membros de Alcoólicos Anónimos e bem assim a qualquer pessoa que cumpra o requisito de querer deixar de beber. Os detalhes e instruções para acesso estão disponíveis em https://www.aaportugal.org/reunions/150. O anonimato de cada participante continua a ser assegurado.

Para quem não tem acesso às plataformas online, pode, por via telefónica, contar com o apoio de membros que se disponibilizam para partilhar a sua experiência, força e esperança no programa de recuperação de Alcoólicos Anónimos. Os interessados poderão ligar para a linha de ajuda – 217 162 969 – disponível todos os dias, entre as 10:00 e as 22:00.

Continuam ainda operacionais todos os restantes meios de contacto para pedidos de: 

ajuda – ajuda@aaportugal.org;

informações – info@aaportugal.org;

literatura – https://www.aaportugal.org/shop.