10 de Junho

Dia Mundial de Alcoólicos Anónimos

Reuniões online mostram ser possível levar a mensagem ao alcoólico que sofre

Em período de confinamento social, a opção pelas reuniões online como forma de levar a mensagem de AA ao alcoólico que sofre e de manter a recuperação dos membros da Comunidade tem-se mostrado uma alternativa às reuniões presenciais. Numa altura em que se fala e se prepara o regresso às reuniões físicas, a adesão dos membros da Comunidade às reuniões online tem sido significativa. O mesmo se pode dizer de novos membros: um número apreciável de novas presenças nestas reuniões são um indicador positivo, sobretudo pela continuidade das suas participações em reuniões sucessivas. 

Os novos membros que chegam a estas reuniões online têm sido acompanhados telefonicamente e a sua integração tem sido alcançada, mantendo a sua abstinência a caminho da sobriedade e recuperação. Assim, em tempos de pandemia, Alcoólicos Anónimos assinala a passagem do seu 85º aniversário, ativo e a levar e oferecer a mensagem de conforto e apoio ao alcoólico que ainda sofre. 

Relativamente ao regresso das reuniões presenciais de Alcoólicos Anónimos, vários Grupos preparam a abertura dos locais onde habitualmente se reúnem, sempre no respeito das Tradições de AA e, agora mais que nunca, das orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS).  Depois de um período de três meses em que a palavra de ordem era #FiqueEmCasa, a evolução favorável das condições sanitárias vai permitindo, dentro de regras de segurança definidas pela DGS, o levantamento do isolamento social e o regresso das reuniões presenciais de Alcoólicos Anónimos. 

Com a perfeita noção dos tempos difíceis que se avizinhavam para todos os portugueses e em particular para os doentes alcoólicos a necessitar de ajuda, de uma palavra amiga de quem, tendo passado por idêntico sofrimento, partilhe o seu percurso até à recuperação, a solução foi encontrada nas reuniões online. Neste período, que ainda decorre, todos os dias estavam disponíveis diversas reuniões recorrendo às plataformas digitais disponíveis para o efeito e em horários distintos, sete dias na semana. 

As regras de isolamento social são menos restritivas e, de dia para dia, vai sendo possível retomar a atividade normal dos grupos de Alcoólicos Anónimos. No “novo normal” a preocupação pela segurança mantém-se e, respeitando as orientações da DGS em matéria de contactos interpessoais, as reuniões físicas de AA estão aos poucos a retomar o seu ritmo normal. 

Os passos são simples. Para além das necessárias autorizações das entidades onde estas reuniões têm lugar, as regras específicas da DGS para cada região do país, a higienização dos espaços antes, durante e depois das reuniões, a proteção pessoal (o uso de máscara mantém-se obrigatório até orientação em contrário), o distanciamento social, tudo são condições e regras seguidas pelos grupos de AA. 

A divulgação dos locais e horários das reuniões presenciais estão divulgadas em https://www.aaportugal.org.

Foi a 10 de junho de 1935 em Akron, EUA, que se realizou a primeira reunião em que alcoólicos procuraram ajudar-se mutuamente. Desde então a mensagem de esperança da recuperação do alcoolismo expandiu-se, chegando presentemente a mais de 180 países e ajudando mais de dois milhões de mulheres e homens alcoólicos, em mais de 109.000 grupos que se reúnem regularmente. 

Em Portugal, Alcoólicos Anónimos tem uma estrutura consolidada, mantendo activos 90 Grupos e realizando perto de 190 reuniões semanalmente, distribuídas pelo continente e Regiões Autónomas, levando ao alcoólico que ainda sofre uma mensagem de esperança. Até à suspensão das reuniões físicas, estavam disponíveis duas reuniões online. Com o “novo normal” e face aos bons resultados alcançados, estima-se que este número venha a aumentar. Além das reuniões destinadas exclusivamente a alcoólicos, são organizadas reuniões regulares abertas* a não alcoólicos, familiares, técnicos de saúde e outros profissionais e entidades. 

 *Reuniões abertas – reuniões onde participam membros da comunidade AA, seus familiares, amigos, pessoas não alcoólicas, técnicos e profissionais de saúde. Nas reuniões fechadas participam apenas membros da comunidade de Alcoólicos Anónimos. 

AA está disponível para mais informações através do 918 620 308 ou info@aaportugal.org.

Para pedidos de ajuda, ligue o 217 162 969 ou envie e-mail para  ajuda@aaportugal.org.