O novo sabor da vida

Ninguém deveria passar ao lado da vida! No entanto, foi o que eu fiz durante muito tempo.

Nasci alcoólica? Não sei. Com uma propensão para as adicções? Talvez. Incapacitada? Não, mas consegui alimentar a desistência em vez do avanço.

Com o álcool, quase apaguei todas as facetas da minha personalidade e fiquei a olhar de longe o absurdo da minha vida. Teria razão? Não interessa, o que conta é o dia de hoje e não o peso das culpas manipuladoras.

Durante mais de 50 anos, parece que andei a fazer "shopping" na minha vida, enchendo os carrinhos sem nunca começar a cozinhar. Obviamente que cheguei a AA com grande parte das compras podres e fora de prazo, mas, com a vossa ajuda, consigo pouco a pouco deitar fora o lixo. E, apesar de tudo, ainda encontrei sementes para plantar, forças e sentimentos em latas por abrir.

Como já ouvi companheiros dizer, o Programa pode ensinar a alimentar mais os lados positivos que tenho dentro de mim do que os negativos. Tentar equilibrar a balança... Entendo que este tal lado obscuro faz e fará sempre parte de mim. Não o posso negar e simplesmente rejeitar. Não me posso castigar por o ter, nem exigir de mim a impossível perfeição. Mas posso "cozinhar" outras receitas e tirar partido dele...

Se antes só me refugiava nas memórias para chorar, lamentar e alimentar eternos ressentimentos, hoje começo a ter outra percepção. De certa forma, é como se precisasse do negativo para evidenciar o positivo. Aprendi em AA que as minhas memórias e o meu dia-a-dia convivem sempre, mas que podem completar-se em vez de se afogarem um ao outro.

E então, na prática? Só por hoje e com vocês, tento não deixar o ego cegar-me e não me levo muito a sério.

O meu passado, em vez de ser um fardo, pode ser útil para mim e para outros. Partilhá-lo convosco ajuda a crescer em mim o sentimento de perdão, pois, se não começo por me perdoar, dificilmente amarei. Com vocês, aprendo a noção de indulgência e entendo que, sem amor, todo o esforço é vão. Assim, tenho mesmo que a trabalhar em mim.

Obrigada a todos por me ajudarem a descobrir caminhos diferentes, com tanto carinho! Para quem se achava única e perdida no sofrimento, encontrei mais vontades e desejos de viver do que alguma vez sonhei!

F.