UMA PODEROSA TRADIÇÃO

2016-11-25

Nos anos que antecederam a publicação do livro ”Alcoólicos Anónimos” não tínhamos nome … Por uma pequena maioria, decidiu-se intitular o nosso livro “A Saída”. … Um dos nossos primeiros membros solitários … descobriu doze livros publicados com o mesmo título … Foi assim que “Alcoólicos Anónimos” veio a ser a primeira escolha. E assim foi que conseguimos um título para o livro baseado na nossa experiência, um nome para o nosso movimento e, como já começámos a ver, uma tradição da maior importância espiritual”.

ALCOÓLICOS ANÓNIMOS, pág. 71

Começando com a decisão momentânea de Bill, em Akron, de fazer uma chamada telefónica em vez de ir para o bar do hotel, quantas vezes um Poder Superior se tem manifestado em momentos cruciais da nossa história! Naqueles primeiros dias, a importância que o princípio do anonimato iria adquirir foi vagamente percebida, se é que foi de todo. Parece ter havido um elemento de acaso mesmo na escolha de um nome para a nossa Comunidade.

Deus não é estranho ao anonimato e frequentemente aparece nas questões humanas na forma de “sorte”, “acaso” ou “coincidência”. Se o anonimato, algo fortuitamente, se tornou na base espiritual de todas as nossas Tradições, quem sabe se Deus estava a agir anonimamente em nosso benefício.

© Copyright, 1990, Reflexões Diárias, traduzido e reproduzido com autorização de Alcoholics Anonymous World Services, Inc.

Receba no seu email a nossa Reflexão Diária