18 de março de 2022

19 de março - Dia Nacional de Alcoólicos Anónimos

Reuniões presenciais estão de volta

As reuniões presenciais de Alcoólicos Anónimos (AA) estão de volta com o levantamento gradual das restrições aos contactos sociais. Por todo o país, os diversos grupos de AA retomam a sua atividade regular, regressando gradualmente ao ritmo de antes da pandemia. Neste período, as reuniões através das plataformas digitais asseguraram o encontro entre membros da Comunidade e trouxeram novos membros. 

As reuniões em suporte digital vão continuar servindo não só os membros da Comunidade residentes em regiões do país onde não é possível manter reuniões presenciais, mas também aqueles que consideram este suporte mais seguro. Por outro lado, estas reuniões tornaram possível o contacto com alcoólicos anónimos nacionais ou falantes da língua de Camões espalhados pelo mundo. 

O 28º aniversário de AA é assinalado com o regresso das reuniões presenciais, e os novos membros da Comunidade têm procurado também esta alternativa, que assegura um contacto interpessoal direto. Presentemente, dos 88 grupos listados, 48 mantêm reuniões presenciais, 16 asseguram reuniões online e 12 grupos têm os dois formatos. Além das reuniões em português, há também reuniões em inglês, alemão e russo.

O período de pandemia confirmou a resiliência da Comunidade de Alcoólicos Anónimos, a exemplo do que tem acontecido ao longo dos seus 87 anos de existência no mundo, ajustando-se às novas realidades e levando a mensagem ao alcoólico que ainda sofre. E uma das evidências é a eventual integração das reuniões online na estrutura nacional de AA, num debate que se regista nas Comunidades nacionais um pouco por todo o Mundo. 

Sinal do grande interesse e expectativa que as reuniões presenciais estão a suscitar é o facto de estarem já inscritos mais de 170 membros para o XXV Fórum Nacional de Serviço, que reunirá em Fátima nos próximos dias 26 e 27 de março. “Atrair para o Serviço num AA em mudança” é o tema que estará a debate durante os dois dias de trabalhos.

O respeito pelas Tradições da Comunidade é considerado fator fundamental num processo de “inovação sem invenção”. No passado, como no presente, foram as Tradições que garantiram a continuidade de AA, a sua sobrevivência enquanto comunidade local, nacional e global.

A proteção do anonimato estará sempre presente e será sempre a preocupação: atrair e não promover é uma das Tradições de Alcoólicos Anónimos.

Estamos disponíveis para mais informações através de:

918 620 308      informacaopublica@aaportugal.org    info@aaportugal.org