27 de março de 2022

XXV Fórum Nacional de Alcoólicos Anónimos

Reuniões online vieram para ficar e as presenciais aproximam-se dos níveis pré-pandemia

39% dos membros da Comunidade com 11 ou mais anos de sobriedade continuada

O número de reuniões presenciais está a aproximar-se dos níveis registados antes de março de 2020 e as reuniões em suporte digital são uma nova realidade na Comunidade de Alcoólicos Anónimos. Estes dados foram destacados no final dos trabalhos do XXV Fórum Nacional de Serviço de AA que hoje terminou em Fátima: 76 (86%) dos 88 grupos registados em Portugal antes da pandemia retomaram as suas reuniões. 

Por outro lado, as reuniões em suporte digital, que se generalizaram no período pandémico, serão uma nova realidade na Comunidade. Presentemente há 5 grupos de raiz exclusivamente online e 12 a optar por um formato híbrido. 

Foram igualmente divulgados os dados preliminares da sondagem realizada junto da Comunidade durante 2021. Assim, 39% dos membros da Comunidade está há mais de 11 anos em sobriedade continuada, 52% está empregada e 54% são casados ou em união de facto. Alcoólicos Anónimos não mantém registos, mas estima-se que terá cerca de 600 membros ativos em Portugal e mais de metade terá contribuído com as suas respostas para esta sondagem.

O Fórum contou com a participação de mais de 180 Servidores, membros da Comunidade que asseguram voluntariamente a atividade dos grupos e das estruturas regionais e nacionais. Contou ainda com a presença de duas convidadas da Comunidade AA dos Estados Unidos e Canadá. Sendo o tema do Fórum “Atrair para o Serviço num AA em mudança”, as duas representantes abordaram aspetos candentes para Alcoólicos Anónimos em todo o mundo:

o impacto das novas tecnologias no processo de comunicação e atração de novos membros. Num caso estava em causa a relação com profissionais de saúde (“Cooperação com Profissionais – Informação Pública e Hospitais e Instituições”) e noutro a divulgação da literatura dentro e fora da Comunidade (“A Literatura de AA e as novas formas de comunicação digital”).

O impacto das novas tecnologias está a ser o tema central dos próximos debates e discussões dentro da Comunidade de AA, não só em Portugal como em todo o mundo. Sendo um dos pilares de AA funcionar pela atração e não pela promoção, a comunicação digital vem levantar a questão dos limites dos conceitos de atração e de promoção. 

Durante os trabalhos do Fórum, foi enfatizada a resiliência da Comunidade de Alcoólicos Anónimos face às dificuldades e constrangimentos impostos pela pandemia, a exemplo do que tem acontecido ao longo dos seus 87 anos de existência no mundo, ajustando-se às novas realidades e levando a mensagem ao alcoólico que ainda sofre.

Alcoólicos Anónimos Portugal tem em preparação a sua Conferência Nacional, que terá lugar em junho e a Convenção Nacional, prevista para o início de novembro, estimando-se que se realizem presencialmente em local ainda a designar. Recorde-se que o Dia Mundial de AA se assinala a 10 de junho.

A proteção do anonimato estará sempre presente e será sempre a preocupação: atrair e não promover é uma das Tradições de Alcoólicos Anónimos.

Estamos disponíveis para mais informações através de:

918 620 308      informacaopublica@aaportugal.org    info@aaportugal.org